Cada vez mais as mulheres buscam métodos contraceptivos seguros e também mais práticos. Escolher o momento da gravidez ou simplesmente escolher a não gravidez é um direito nosso!
Existe legislação no Brasil garantindo às mulheres os seus direitos sexuais e reprodutivos, dentro da qual o método DIU está contemplado, tanto na saúde suplementar quanto no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dispositivos intrauterinos são excelentes métodos para a realidade feminina atual.
Classificados como métodos contraceptivos de longa duração, também conhecidos como LARCS, os dispositivos intrauterinos conferem praticidade e contracepção eficaz por 5, ou até por 10 anos, dependendo do produto.
É de fácil aplicação e fácil reversão, ou seja, descontinuando o seu uso o retorno à fertilidade é muito rápido.
Pode ser aplicado em adolescentes, desde que já sejam sexualmente ativas. Também é seguro para uso durante a amamentação, e ainda traz benefícios no período de pré-menopausa, diminuindo alguns sintomas indesejáveis desse período.
Existem variados tipos de DIUs, pois cada uma de nós é única e necessita algo que lhe seja próprio.
Mirena® e Kyleena® são as opções hormonais disponíveis no mercado e também assegurados pelos convênios e planos de saúde.
Já os não hormonais comercializados no Brasil seriam os DIUs de cobre e os DIUs de fios de cobre com núcleo de prata, variando sua duração conforme especificações técnicas, entre 05 e 10 anos.
Diafragma
Também com a proposta de atender ao desejo de contracepção livre de hormônios, está o diafragma. Já ouviu falar?
Novamente no mercado brasileiro, trata-se de uma barreira mecânica para os espermatozóides não adentrarem ao colo uterino.
Não altera a libido, é fácil de usar, reutilizável por até dois anos e ainda é ecologicamente correto. Não possui efeitos colaterais. Pode ser usado também na amamentação.
Para mais informações, e saber qual método é o mais adequado para você viver sua liberdade venha conversar comigo!
Não se esqueça da dupla proteção! Sexo seguro, com o uso de preservativos, nunca sai de moda.