Porque meu ginecologista solicitou exame de colposcopia? o que é isso?
Se você nunca ouviu falar sobre esse exame, vou te explicar com detalhes nesse artigo.
Trata-se de um exame de imagem, no qual o equipamento utilizado chama-se colposcópio. Um instrumento médico que magnifica ou seja, amplia o objeto de estudo em até 25 vezes e serve para avaliar doenças da vulva, região anal, vagina e colo uterino.
O exame se dá sob visão direta, em cores, com excelente qualidade de iluminação e captura de imagens digitalmente para a realização do exame. O colposcopista necessita introduzir o espéculo vaginal, pois como já disse a visão do colo uterino e paredes vaginais ocorre diretamente.
Alguns reagentes ou corantes, poderão ser utilizados também. Uma vez que lesões sejam visibilizadas, poderá haver indicação da coleta de uma pequena amostra milimétrica do tecido doente. Isso mesmo, milimétrica!! Não há necessidade de usar anestesia, o exame rotineiramente é bem tolerado pelas mulheres.
A esta coleta dá-se o nome de biópsia, e só temos como perceber a necessidade deste procedimento com o exame em andamento, e é extremamente importante na detecção de certos tipos de câncer ginecológico, sobretudo o de colo uterino, assim como das suas lesões precursoras.
Se o exame foi solicitado para você, as possíveis causas são:
- sangramento na relação sexual;
- alteração do exame de papanicolaou (preventivo), as quais poderiam ser lesões intraepiteliais escamosas de baixo grau (nic 1, quando persistente) ou as de alto grau (nic 2, nic 3), ou alterações de significado indeterminado favorecendo alto grau;
- se há infecção clínica pelo HPV, no caso das verrugas (condilomas acuminados);
- alguma alteração macroscópica, isto é algo que seu medico tenha visualizado e aparentemente não esteja com aspecto habitual e necessitaria um estudo mais pormenorizado;
- corrimentos de dificil tratamento, acompanhados de coceira genital crônica (mais de 6 meses).
Nosso consultório está equipado com aparelhos de última geração, como o sistema de imagem digital dfvasconcelos® que melhora consideravelmente a precisão na identificação dos tecidos anormais.
Para agendar uma colposcopia ligue para 41 999037982.
Algumas considerações muito importantes:
- Se o seu médico recomendou algum tratamento com medicamentos, o faça antes de ir à colposcopia, não precisa esperar. Um tecido muito inflamado pode colaborar para achados inconclusivos no seu exame;
- sempre leve seu resultado do preventivo ou, se tiver feito, dos testes de HPV;
- evite agendar horário no seu período menstrual, mas se a colposcopia foi soliciada para colaborar com a investigação de algum sangramento uterino anormal, venha mesmo assim!
- não tenha relação sexual previamente ao seu exame;
- e o mais importante: enfrentar os problemas, é parte decisiva para solucioná-lo.
Sugiro a leitura do meu artigo sobre HPV para saber mais. Vamos esclarecer alguns pontos importantes.