Vamos falar um pouco da anatomia feminina!
A genitália feminina é formada por diversas partes internas e externas. Internamente é constituída por dois ovários, as duas tubas uterinas (trompas de falópio) e o útero.
Externamente, a vagina faz a ligação dos orgãos femininos internos com a parte externa, chamada vulva.
A vulva, por sua vez, é formada por grandes e pequenos lábios que são dobras que servem como proteção da vagina e uretra. Na parte interna da vulva, de cada lado da abertura vaginal, se encontram duas glândulas acessórias responsáveis pela lubrificação vaginal, principalmente durante o ato sexual, chamadas glândulas de Bartholin.
Em algumas mulheres pode haver obstrução e acúmulo de líquidos dentro da própria glândula de Bartholin, que dá a origem a presença de um ou mais cistos.
O ato sexual desprotegido, sem uso de preservativos, pode causar infecção no local dos cistos de Bartholin, provocando inflamação e supuração da glândula (bartolinite aguda), sendo uma situação muito dolorosa e de urgência médica.
Caso seja apalpado, aparece como uma espécie de caroço ou bolinha interna na vagina, sentida nas pontas do dedo.
Minha sugestão é que as mulheres em geral tenham o hábito de quebrar os tabus, olhar e palpar seus genitais rotineiramente a procura de eventuais alterações. Estou com você para esclarecer suas dúvidas.