O Brain Fog, ou névoa cerebral da menopausa, é um grupo de sintomas que afeta muitas mulheres nessa fase da vida. Entre os sintomas mais comuns estão a dificuldade em lembrar palavras e números, interrupções na vida cotidiana, dificuldade de concentração, dificuldade em alternar tarefas, esquecimento de compromissos e eventos.
Estudos mostram que a memória das mulheres muda de fato na menopausa, então essas queixas são reais – não está na sua imaginação! A boa notícia é que esses problemas geralmente são muito leves e vão melhorar na pós-menopausa.
O que causa o Brain Fog na menopausa?
Essas queixas de falta ou falhas de memória podem ser causadas apenas pela queda dos níveis de hormônios, especialmente o estrogênio, ou por consequência de alguns dos sintomas da menopausa como ondas de calor, distúrbios do sono e alterações de humor.
Brain Fog e Demência: O Que Você Precisa Saber
Uma preocupação comum entre as mulheres é se os problemas de memória durante a menopausa são um sinal precoce de demência, como a Doença de Alzheimer. É importante esclarecer que essas queixas são frequentes durante a meia-idade e, na maioria dos casos, melhoram com o tempo. A demência nessa fase é rara, a menos que exista um histórico familiar de Doença de Alzheimer precoce.
Terapia hormonal para prevenir o Brain Fog na menopausa
A Terapêutica Hormonal (TH) é uma opção eficaz para o tratamento dos sintomas da menopausa, incluindo o Brain Fog. É importante mencionar que a TH não é destinada especificamente ao tratamento de dificuldades de memória ou prevenção de declínio cognitivo ou demência. No entanto, estudos mostram que, quando a TH é iniciada precocemente na menopausa e utilizada por mulheres saudáveis, ela é segura em relação à cognição.
O tratamento com terapia com estrogênio é muito aconselhado se a mulher teve menopausa precoce, ou se, seus ovários foram removidos (menopausa cirúrgica).
Converse com seu Médico Ginecologista para avaliar os riscos e benefícios da TH no seu caso específico.
10 dicas para prevenir o Brain Fog na menopausa
A boa notícia para as mulheres que sofrem com o Brain Fog, ou se preocupam com a possibilidade de uma futura demência, é que existem diversas maneiras de proteger o cérebro.
Um coração saudável anda de mãos dadas com um cérebro saudável.
- Mantenha uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes para promover a saúde cerebral. Reduza o consumo de alimentos ricos em amido, farinhas, gorduras saturadas e açúcar, e inclua mais frutas e legumes na sua dieta.
- Pratique exercícios físicos regularmente, pois isso pode beneficiar a função cognitiva. O aumento do condicionamento cardiovascular diminui o risco de demência. Gaste calorias com um mínimo de 2 horas e meia por semana de exercícios aeróbicos de intensidade moderada.
- Observe e controle também seu índice de massa corporal, o IMC, que deve ter entre 18-25 para ser considerado saudável e estabeleça uma meta para controle da sua pressão arterial.
- Faça check-ups regulares para monitorar condições como obesidade, pressão alta e diabetes, que podem afetar a saúde cerebral.
- Evite o tabagismo e, se for consumir álcool, faça-o com moderação.
- Proteja-se de ambientes com fumaça e poluição, pois esses fatores podem prejudicar sua saúde cerebral.
- Priorize um sono de qualidade e aprenda técnicas de gerenciamento do estresse.
- Mantenha-se mentalmente estimulada, desafiando-se com leitura, quebra-cabeças, jogos de memória e atividades intelectuais. Pratique a meditação.
- Cultive relacionamentos sociais saudáveis e invista tempo de qualidade com familiares e amigos.
- Participe de atividades voluntárias e faça parte da sua comunidade local para fortalecer sua saúde emocional.
O Brain Fog na menopausa pode ser desafiador, mas com as estratégias adequadas, você pode recuperar sua clareza mental e desfrutar de uma vida plena. Lembre-se de que esses sintomas são temporários e fazem parte do processo natural da menopausa. Ao estar atenta ao seu peso, adotar um estilo de vida saudável, buscar apoio médico e implementar as 10 maneiras de lidar com o Brain Fog, você estará no caminho certo para enfrentar essa fase com confiança e bem-estar.
Se tiver alguma dúvida, não hesite em nos enviar uma mensagem ou comentar abaixo.