Além das vacinas bivalente e quadrivalente contra o HPV, a vacina novavalente, denominada Gardasil 9, aprovada em 2021 pela Anvisa, está agora disponível para compra em todos os estados do Brasil.
Atualmente, ela não está incluída no calendário de vacinação do SUS, mas a inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunizações está sendo discutida pelo Ministério da Saúde.
Assim como outras vacinas contra o HPV, a Gardasil 9 é recomendada para meninas e meninos a partir de 9 anos de idade e para mulheres e homens de até 45 anos de idade. A vacinação é importante para prevenir o câncer de colo de útero, bem como outros tipos de câncer e doenças causadas pelo HPV.
A nova vacina protege contra nove tipos de HPV (6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58) e oferece uma proteção mais ampla do que as outras vacinas disponíveis, o que eleva a possibilidade de redução de doença HPV induzida, da atual casa dos 60 ou 70%, para 90%.
A taxa mundial de mortalidade de mulheres por câncer de colo de útero é de 275 mil, estando em 3º lugar no ranking dos tipos de câncer que mais matam.
Por isso, é importante ressaltar a necessidade da vacinação para atingirmos a meta de cobertura da vacinação, reduzindo substancialmente as mortes de mulheres por câncer de colo de útero.
Mas atenção, mesmo com a vacinação, é importante manter em dia suas visitas ao ginecologista para o exame preventivo periódico, o Papanicolaou, e a realização de colposcopia quando indicada.
Uma resposta
Muito importante essas informações. Vou compartilhar!